Dicas e Informativos


Como dirigir com segurança na chuva, de noite ou neblina

Mesmo sob as melhores condições de direção, conduzir um veículo exige toda a sua atenção e seu melhor julgamento. Quando chove, anoitece, ou há neblina na estrada, atenção e um bom julgamento tornam-se ainda mais importantes. Para ser um piloto bom e dirigir com segurança, você deve aprender a dirigir em todas as situações de tráfego, pois nunca se sabe quando você precisará dessas habilidades para se safar de problemas.

Dicas sobre dirigir a noite

Cerca de 90% de suas decisões são baseadas no que você vê. E os maiores perigos de dirigir a noite estão relacionados à visibilidade. À noite, você deve usar o cuidado extra para compensar a visibilidade reduzida. Você também deve saber que a capacidade de ver bem à noite diminui com a idade.

Dirigir à noite é mais perigoso porque a distância que você pode ver à frente ou para os lados é reduzida. Você deve dirigir mais devagar do que você faria à luz do dia, especialmente em áreas que não são conhecidos ou em estradas estreitas, com muitas curvas. Seus faróis cobrem aproximadamente 100 metros à frente. É importante que você conduza a uma velocidade que permite a você parar com segurança dentro dessa distância. Isso é conduzir dentro do “intervalo” de seus faróis.

A legislação exige que você use os faróis à noite e em situações de baixa visibilidade, como neblina e chuva. Mesmo quando os faróis não te ajudam a ver em períodos de pouca luz, isso torna mais fácil para os outros condutores e pedestres para ver seu veículo.

Seja atencioso quando você usa seus faróis altos. Seus faróis devem estar no farol baixo quando você está perto de um veículo ou em locais iluminados. Isso vale também para quando o veículo à frente está na pista oposta. Você também deve escurecer as luzes para pedestres que se aproximam de você. O farol baixo e o farol de neblina de seu veículo devem ser apropriadamente regulados para ajudar nessa visibilidade e para não atrapalhar a visibilidade dos outros. Faróis de xenon são um grande perigo nas estradas, porque a maioria dos kits não está dentro da legislação permitida no Brasil, e tem uma potência luminosa que pode cegar os outros.

Voltar